II Mostra PIBID UFOP Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID UFOP, Programa de Bolsa de Iniciação à Docência na UFOP, é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID foi iniciado, na UFOP, no ano de 2009, abrangendo todas as licenciaturas, 25 escolas na região dos inconfidentes, 246 licenciandos, 46 supervisores, 17 coordenadores de área, 2 coordenadores de gestão de processos educacionais e um coordenador institucional. Na UFOP, as principais contribuições do Programa são a valorização da licenciatura e a melhoria da formação de professores para a educação básica.

A Mostra PIBID UFOP, iniciada no Encontro de Saberes do ano passado, tem como objetivo apresentar a produção de materiais utilizados nas salas de aula, bem como provocar uma reflexão sobre as ações desse Programa nas escolas conveniadas e na formação dos estudantes de licenciatura que participam desta experiência.

Interessados em expor no Encontro de Saberes os materiais pedagógicos que foram desenvolvidos nos programas de ensino ligados à Pró-Reitoria de Graduação (PIBID, PET, Programa Pró-Ativa e Programa de Monitoria) durante o o ano de 2016 devem preencher o formulário disponível: Formulário de Inscrição

Patrocinador

Apoio